terça-feira, 7 de novembro de 2017


                                                        ESTADO DO ACRE
                           NÚCLEO DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
                                          MARECHAL THAUMATURGO - ACRE
                                           ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO
                                                       ELVIRA FERREIRA GOMES


APRESENTAÇÃO DO DESFILE

05 DE NOVEMBRO ANIVERSÁRIO DE MAL THAUMATURGO - ACRE


          A Escola Elvira Ferreira Gomes foi fundada em 18 de setembro de 2000, no Governo de Jorge Viana, tendo como Secretário de Estado de Educação Arnóbio Marques de Almeida Junior.  O nome da escola deu-se em homenagem a uma antiga moradora do seringal Minas Gerais, hoje município de Marechal Thaumaturgo.  A Senhora Elvira Ferreira Gomes, conhecida como dona Santa, nasceu no dia 05 de maio de 1906, filha de José Vicente Ferreira e de dona Antônia Deo de Souza. Permaneceu toda sua vida neste município, dedicando-se exclusivamente como parteira tradicional, chegando a fazer 523 partos na região. Desses partos, somente uma senhora chegou a falecer, e por fatalidade sua própria filha. A maioria das crianças (hoje adultas) assistidas por Dona Santa ainda moram no município. Elvira Ferreira Gomes faleceu em Cruzeiro do Sul (em uma viagem para tratamento de saúde) no dia 21 de agosto de 1971.

          Elvira Ferreira Gomes é uma escola de Ensino Médio, que atende atualmente 14 turmas com 588 alunos no ensino médio regular nos turnos matutino e vespertino, 04 turmas com 137 alunos do ensino médio modalidade EJA e 01 turma com 17 alunos da EJA ensino fundamental no turno da noite. Contempla ainda 300 alunos de alfabetização do programa “quero ler” espalhado pelas comunidades rurais e bairros de nosso município.

          Dessa forma a Escola se configura como ponto essencial para a conclusão da educação básica, criando um elo com a sociedade local, no modo de envolver sua própria historiografia. Sendo assim uma referência no ensino em Marechal Thaumaturgo. Foi construída para atender aos anseios educacionais dos jovens e adultos que concluíam o Ensino Fundamental e se deslocavam para o Município de Cruzeiro do Sul para ingressarem no ensino médio. Portando, a Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes é fundamental na vida dos munícipes. A clientela é formada por pessoas de poucos recursos, agricultores, ribeirinhos, assistido pelo Governo Federal, autônomos entre outros. Condição essa que torna o cotidiano um desafio constante, tendo em vista a singularidade do local onde até as cheias e secas do rio determinando o setor econômico e a vida das famílias. Vale ressaltar ainda, o difícil acesso aos centros maiores, que vem dificultando o próprio andamento da organização escolar.

De 2001 a 2015 a escola foi administrada pelas diretoras:

                        1.   Profª . Irmã Madalena (2001)

2 .     Profª. Maria Silvania Firmino do Nascimento (2002 – 2007)

3 .     Profª Lucelia Frota de Araújo (2008 – 2011)

4.      Profª. Maria Silvania Firmino do Nascimento (2012 – 2020)


Atualmente a escola está sob a direção da professora Maria Silvania Firmino do Nascimento, reeleito pela comunidade escolar no ano de 2015.

A Escola Elvira Ferreira Gomes, apresenta em sua essência, os projetos e atividades desenvolvidas pelos professores e alunos durante os três bimestres já trabalhados neste ano de 2017. Na qual é representada pela faixa inicial que diz: Família Elvira Ferreira Gomes que acolhe pais e alunos ribeirinhos, do ramal, pobres e ricos, indígenas, negros e brancos. Somos uma família.

Primeiramente a escola Elvira Ferreira Gomes apresenta as atividades de produção dos alunos sobre a emancipação política do Acre e sua divisão administrativa. Os painéis mostram em uma ordem cronológica a evolução territorial de Acre. Iniciando em 1904 em que o Acre era divido em 03 departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre; em 1913 foram criados os cinco primeiros municípios: Cruzeiro do sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira e Xapuri; em 1992, exatamente no dia 28 de Abril de 1992 foram criados novos 10 municípios, entre eles o Município de Marechal Thaumaturgo Acre, que hoje comemoramos os 25º aniversário de sua criação.

Ø A escola Apresenta os estilos de época na literatura brasileira Quinhetismo e literatura de informação; Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo e Modernismo. Apresenta os principais Artistas Renascentistas, entre eles Leonardo da Vince um dos maiores gênio da história da humanidade, foi pintor, escultor, engenheiro, cientista, escritor e inventor italiano. Fra Angelico: pintor de iluminuras, altares e afrescos. Apresentam também no painel pinturas de Giotto, Tintoretto e Rafael Sanzio.

Ø Em seguida, vem a representação do PROEMI – Programa do Ensino Médio Inovador. Foram desenvolvidas 04 oficinas no contra turno envolvendo todos os alunos: oficina de iniciação científica, mundo do trabalho, produção e fruição da arte e comunicação e uso de mídia. Estas oficinas levaram aos alunos desenvolverem a realizarem pesquisas nas ruas de Marechal Thaumaturgo, com entrevistas, fotos, filmagens, sobre os resíduos solidos, o esgoto - ambientes propícios a vetores e parasitas que causam doenças à sociedade, o destino dos objetos industriais que contêm substâncias tóxicas; as profissões promissoras em nosso município; e fazendo campanhas de conscientização à sociedade através de panfletos obre o cuidado com o meio ambiente. Coletaram material reciclável para a confecção de artesanatos, brinquedos e produtos de limpeza.

Ø A escola apresenta ainda o projeto Viver Ciência, que teve como tema principal “Ciência Unindo Saberes” no qual tivemos a culminância aqui na Praça Odon do Vale com apresentação de artesanatos, produtos de limpeza e brinquedos confeccionados com material reciclável; foram apresentados danças, teatros, músicas e experimentos científicos.

Ø Projeto Oscar da Leitura, o qual está proporcionando aos alunos momentos de leitura em sala de aula, na biblioteca da escola e visitação na biblioteca municipal todos os meses. Também, interação em concurso de Locutor de rádio amador, baú dos correios e melhor produtor textual e leitor.

Ø Atividade Caminhada pela Paz, realizada nas ruas thaumaturguenses com a participação das entidades governamentais e não governamentais e sociedade. Teve como tema “todos pela prevenção”, dizendo não às drogas, não ao racismo, não ao abuso sexual e não a qualquer tipo de violência.

Ø Projeto Alunos cinco estrelas, no qual é selecionado todos os alunos que conseguiram por excelência notas no bimestre acima de 7,0 pontos em todas as disciplinas.

Ø E temos todos os alunos em marcha para homenagear o 25º aniversário de Marechal Thaumaturgo, ao som da banda BANEFG (Banda Elvira Ferreira Gomes).





Um comentário:

  1. podem ser visto um pouco mais no video que se encontra neste Link. https://www.youtube.com/watch?v=2kiI_0EVYkQ&t=245s

    ResponderExcluir